ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Liliana Oliveira

Academia 01.12.2021 12H03

UMinho tem cerca de 3 ME para investir na requalificação do edificado

Escrito por Liliana Oliveira
Informação foi avançada pelo reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro.
Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, anuncia verba para requalificar alguns espaços dos campi

false / 0:00

"Há mais de 15 anos que não temos, em Portugal, programas que permitam às universidades concorrer a fundos que possibilitem a recuperação da sua infraestrutura física". As palavras de Rui Vieira de Castro demonstram a preocupação que o reitor já havia vincado no seu discurso de tomada de posse, na segunda-feira, relativamente ao subfinanciamento do Ensino Superior. 


O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) abre, agora, uma oportunidade de intervir no edificado. Do pacote de 13,5 milhões de euros que a UMinho viu aprovado, cerca de "três a quatro milhões" serão para intervir nos edifícios. "A aposta vai ser colocada, sobretudo, na recuperação daquilo que temos, não na construção de novos espaços", frisou o responsável máximo da universidade. "Na verdade, as obras de conservação, ao longo destes últimos anos, foram muito limitadas, uma vez mais pelos recursos financeiros disponíveis", lembrou o reitor. 


Há vários espaços a precisarem de obras de reabilitação e "todos os edifícios onde se desenvolve a atividade pedagógica vão ser prioritários". Rui Vieira de Castro destaca, ainda assim, "a recuperação de algumas infraestruturas para alojamento de docentes e investigadores, salas de aulas, anfiteatros e laboratórios pedagógicos". O reitor deseja que "estas intervenções avancem o quanto antes", ainda que tenham que estar concluídas até 2026.


Rui Vieira de Castro foi o convidado do Campus Verbal, esta terça-feira. A entrevista ao reitor da Universidade do Minho pode ser ouvida na íntegra aqui.

Deixa-nos uma mensagem