ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Regional 29.11.2021 17H15

UMinho aguarda reembolso de 13ME de agências financiadoras

Escrito por Vanessa Batista
Alerta foi deixado pelo reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, na cerimónia de investidura para o segundo mandato à frente dos destinos da academia minhota.

É o valor mais elevado de sempre de reembolso em atraso para com a Universidade do Minho. Em causa estão, de acordo com o reitor da academia minhota,13 milhões de euros. O alerta foi deixado pelo reitor, Rui Vieira de Castro, durante a cerimónia de investidura para o segundo mandato à frente dos destinos da academia minhota. Recorde-se que esta não é a primeira vez que as agências de financiamento falham os prazos, em 2019, o responsável máximo da instituição de ensino superior denunciou ao público a mesma situação.


Ao longo do seu discurso, vincadamente reivindicativo, Rui Vieira de Castro sublinhou o facto de as universidades públicas serem subfinanciadas.


"A Universidade do Minho, face ao que deveria resultar da aplicação da fórmula de financiamento em vigor deveria ter um financiamento pelo menos superior em 10 milhões de euros àquele que lhe tem cabido nos últimos anos", refere.


De realçar que, em 2020, as transferências do Orçamento de Estado cobriram 61% dos encargos com remunerações certas e permanentes, "a percentagem mais baixa entre universidades públicas portuguesas", segundo o reitor.


Este desafio agrava-se quando as agências financiadoras ainda não procederam à transferência do montante em dívida.


Vieira de Castro desafia os responsáveis políticos a refletirem sobre o que pretendem das universidades, visto que as instituições atravessam dificuldades, incertezas e imprevisibilidades ao nível dos recursos humanos, materiais e financeiros.


A UMinho conta com 850 docentes de carreira com uma média de idades de 54 anos. O corpo de investigadores cifra-se em cerca de 380. O número de trabalhadores, técnicos, administrativos e de gestão evoluiu para os 724 sobretudo em função da integração de 90 trabalhadores no âmbito do PREVPAP. A trabalhar nos Serviços de Ação Social estão 250 pessoas. 


Para o quadriénio 2021-2025, Rui Vieira de Castro contará na sua equipa reitoral com os vice-reitores Eugénio Campos Ferreira (Investigação e Inovação), Filomena Soares (Educação e Mobilidade Académica), Joana Aguiar e Silva (Cultura e Território), Luís Amaral (Transformação Organizacional e Simplificação Administrativa) e com os pró-reitores Sandra Paiva (Projetos Científicos e Gestão da Investigação), Manuel João Costa (Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica), Guilherme Pereira (Avaliação e Projetos Especiais), Teresa Ruão (Comunicação Institucional) e José Fernandes (Infraestruturas e Transformação Digital).


O reitor anunciou ainda que foi constituída uma comissão para a organização das comemorações dos 50 anos da Universidade do Minho. A programação será coordenada pelo professor João Rosas. A ideia, segundo o reitor, é que todas as iniciativas reflitam sobre Portugal e o papel das universidades no seu desenvolvimento.


A cerimónia contou com as declamações dos convidados especiais José Miguel Braga e António Durães.

Deixa-nos uma mensagem