Academia 27.10.2025 12H30
Luís Aguiar-Conraria desafia Câmara de Braga a confiar Torre de Menagem à EEG
Presidente da Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da UMinho desafiou presidente eleito, João Rodrigues, a reativar a Torre de Menagem, com um projeto desenvolvido em parceria com a EEG.
O presidente da Escola de Economia, Gestão e Ciência Política (EEG) da Universidade do Minho desafiou o presidente da Câmara de Braga eleito, João Rodrigues, a reativar a Torre de Menagem, com um projeto desenvolvido em parceria com a EEG. O desafio de confiar a Torre à EEG foi partilhado durante a cerimónia do lançamento da primeira telha do Edifício do Castelo, que, depois de reabilitado, vai acolher a UMinhoExec.
Luís Aguiar-Conraria acredita que a EEG poderá potenciar o valor da Torre de Menagem, que se encontra mesmo ao lado do Castelo. Assumindo que a EEG se responsabilizaria pelo investimento, o presidente da Escola pretende “devolver o edifício à cidade”. “Está ali um edifício lindo, que está fechado. Estamos disponíveis para reativar e reanimar aquela torre”, garantiu o Luís Aguiar-Conraria, que, além de explorar o espaço, promete “tê-lo sempre aberto”. "Quando a obra estiver concluída vai ser possível aceder à torre atravessando o átrio do edifício, a partir da Rua do Castelo", acrescentou.
A Torre de Menagem, classificada como monumento nacional, “é o mais importante elemento remanescente do antigo castelo mandado construir por D. Dinis. Com cerca de 30 metros de altura (e um interior de três pisos), impõe-se, ainda hoje, na malha urbana da cidade, apesar da extrema proximidade de muitos edifícios posteriores”. “A sua construção revela um projecto claramente gótico, com ameias e matacães nos vértices, uma janela geminada no topo, bem como as pedras de armas de D. Dinis”.
A RUM tentou contactar o presidente eleito, João Rodrigues, para mais esclarecimentos e a abertura que terá ao desafio lançado pelo presidente da EEG, mas, até ao momento, sem sucesso.