ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: Matilde Ramos
Catarina Martins

Cultura 03.04.2024 17H18

Capitão Fausto, Mão Verde e Ivan Lins atuam no Theatro Circo

Escrito por Catarina Martins
Já é conhecida a programação do Theatro Circo para os próximos quatro meses.

Além dos programas já conhecidos do Julho é de Jazz e da Bienal de Arte e Tecnologia INDEX, o Theatro Circo apresenta diversas propostas para os próximos quatro meses. A programação de maio, julho, julho e agosto foi divulgada esta quarta-feira.


Aldina Duarte, Capitão Fausto e a peça 'Fado Alexandrino' integram o programa de maio


O mês de maio arranca com o regresso da fadista Aldina Duarte, no dia 3, para apresentar o mais recente trabalho ‘Metade-Metade’. 


No dia seguinte, 4 de maio, com sessões às 11h00 e às 15h00, sobe ao palco o espetáculo ‘Nuvens’ de Joana Araújo, Maria Mónica e Ricardo Baptista dedicado ao público mais jovem. No mesmo dia, pelas 16h00, no salão nobre, regressa o Ciclo Contexto, desta vez com a coreógrafa Mariana Tengner Barros e a atriz Carolina Amaral, com curadoria e moderação de Andreia Garcia. Também no sábado, mas às 21h30, Capitão Fausto apresenta o quinto disco de originais, ‘Subida Infinita’. 


A Bienal de Arte e Tecnologia INDEX regressa a Braga entre os dias 9 e 19 de maio e o Theatro Circo. Ryoji Ikeda, Lawrence Abu Hamdan, Superflex, Kode9, Kyriaki Goni, dmstfctn c/ Evita Manji, Jonas Staal e Total Refusal são algumas das propostas.


Também em maio, nos dias 24 e 25, o Teatro Nacional São João apresenta a peça 'Fado Alexandrino', com texto de António Lobo Antunes e encenação de Nuno Cardoso. Ainda dia 25, mas às 11h00, no salão nobre, terá lugar mais um 'Conversas com Artistas', com Nuno Cardoso e Sérgio Guimarães de Sousa. No último dia do mês, o Ciclo Contraponto recebe a Sinfonietta de Braga que apresenta um espetáculo dedicado à riqueza da escrita para cordas com obras de György Ligeti, Arvo Pärt, Kaija Saariaho e Grażyna Bacewics.



Projeto 'Mão Verde', Ivan Lins e espetáculo 'Acalanto' em junho


O dia 1 de junho marca o arranque da Companhia de Espectadores que convida à análise e reflexão sobre artes performativas, com especial enfoque, nesta temporada, ao teatro. Da parte da manhã, o primeiro encontro incidirá sobre a peça 'Fado Alexandrino'. Um segundo momento terá lugar no dia 6 de julho, mas será sobre a peça 'Eu não sabia que podia', da companhia Os Possessos.


Também no mesmo dia, o projeto 'Mão Verde', de Capicua e do guitarrista Pedro Geraldes, regressa ao Theatro Circo em formato quarteto, na companhia de Francisca Cortesão e António Serginho, para apresentarem o segundo disco-livro 'Mão Verde II'.


No dia 8 de junho, pelas 11h00, regressa mais uma sessão do Espaço Comum para imaginar o que um teatro pode ser. No mesmo dia, pelas 21h30, o compositor brasileiro Ivan Lins apresenta o novo espetáculo 'A gente merece ser feliz'.


No fim de semana seguinte, no dia 15 de junho, com programação do Circuito - Serviço Educativo Braga Media Arts, há masterclass com Sarah Washington e Knut Aufermann, também conhecidos como Mobile Radio. No mesmo dia, haverá sessão dupla do espetáculo 'Versa-Vice', às 16h00 e às 21h30, da coreógrafa portuguesa Tânia Carvalho.


No dia 22 de junho, o Theatro Circo acolhe o projeto 'Maria Quê', das artistas Catarina Silva e Juliana Ramalho, para apresentarem o novo espetáculo musical 'Acalanto'.


No dia 29 de junho, o programa Crianças ao Poder começa com duas sessões, às 10h00 e às 11h30, com 'Nesta Manta Cabe', uma sessão-concerto para bebés e crianças até aos 5 anos. Terá lugar ainda uma oficina de marionetas de papel, às 10h30. Mais tarde, pelas 15h00, o programa conta com uma sessão de cinema infantojuvenil com vários filmes de Abbas Kiarostami, nomeadamente 'O Pão e o Beco' (Irão, 1970), 'Duas Soluções para um Problema' (Irão, 1975), 'Eu também consigo' (Irão, 1975) e 'O Coro' (Irão, 1982). O programa encerra, às 17h00, com a peça 'Eu não sabia que podia', da companhia de teatro Os Possessos. 



Jazz e cinema em julho e agosto


Em julho, o Theatro Circo recebe, pela primeira vez, o Julho é de Jazz, que acontece entre os dias 3 e 13 de julho. John Scofield, Dave Holland, Irreversible Entanglements, Amaro Freitas e Hedvig Mollestad são alguns dos destaques.


Já em agosto, nos dias 7, 14, 21 e 28, terá lugar a Retrospetiva Margarida Cordeiro & António Reis com sessões programadas pelo Lucky Star - Cineclube de Braga. Com a exibição de seis filmes, esta é uma oportunidade rara de conhecer as três longa-metragens e a média-metragem que compõem a obra e a parte mais importante do legado dos autores de 'Trás-os-Montes'. 

Deixa-nos uma mensagem