Regional 26.11.2025 11H13
"A Câmara Municipal de Braga não vai licenciar outro estádio"
O Presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues recusa a ideia de um novo estádio em Braga construído pelo SCB. João Rodrigues interpreta as declarações de Salvador ao Record como "um desabafo".
O presidente da Câmara Municipal de Braga (CMB), João Rodrigues afirma que a autarquia não vai licenciar outro estádio no concelho. É a resposta às declarações recentes do presidente do Sporting Clube de Braga que voltou a afirmar publicamente a possibilidade de o clube avançar para a construção de um novo estádio.
Questionado pela RUM sobre se interpretou as declarações de António Salvador como uma "ameaça" ou "aviso", João Rodrigues respondeu que "não está preocupado", repetindo o que defende e o compromisso que assumiu junto do eleitorado. "A minha intenção é que o estádio possa ser vendido ao SCB para que o próprio SC de Braga possa potenciar o estádio. A promessa que fiz na campanha eleitoral é que a verba amealhada com a venda do novo estádio será canalizada para a reabilitação do Estádio 1º de Maio", disse.
Quanto ao resto, lembra António Salvador que "quem confere a possibilidade de construir estádios ou não em Braga ainda é a Câmara Municipal de Braga" e refere até que já licenciou um estádio em Braga, o Estádio Amélia Morais, na qualidade de vereador do Urbanismo no anterior mandato. À questão «Em Braga não se perspetiva que se construa outro estadio?» a resposta é taxativa: "Não, claro que não!".
João Rodrigues sublinha que "o Sporting Clube de Braga tem um papel importantíssimo naquilo que é hoje o concelho não só na imagem que passa para o exterior, mas na dimensão e impacto na formação de centenas de jovens". O autarca garante que as relações com entre o município e o clube "são ótimas e serão ótimas" e confidencia até que interpretou as declarações de Salvador ao Record como "um desabafo".
O antigo presidente da câmara, Ricardo Rio, apontava para a venda ao SCB por um valor mínimo de 20ME, mas aqui João Rodrigues afirma que o valor do estádio "depende de uma avaliação feita por quem sabe avaliar um estádio", algo que caberá a um terceiro e não ao presidente de câmara ou ao presidente do SC de Braga. "Eu não sei, acho que o presidente do Braga também não sabe [avaliar um estádio]", atira.