Vieira do Minho e Cabeceira de Basto em risco máximo de incêndio rural

O perigo de incêndio continua a pintar o mapa nacional. No distrito de Braga, há dois concelhos em risco máximo: Vieira do Minho, com previsão a apontar para os 31.4ºC, e Cabeceira de Basto, com as temperaturas a poderem chegar aos 36.7ºC. São informações dadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Além destes, oito concelhos estão sob aviso vermelho, correspondente ao risco muito elevado: Terras de Bouro, Vila Verde, Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Guimarães, Fafe e Celorico de Basto.
Estes avisos trazem restrições à população das localidades em risco. Estão proibidas fogueiras e queimadas extensivas, além de foguetes, desinfestações com recurso a fogo e o uso de grelhadores.
O perigo de incêndio tem cinco níveis, de reduzido a máximo. A avaliação é determinada por quatro critérios: temperatura do ar, humidade, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas. Para esta quarta-feira, apenas três municípios estão em risco reduzido e um deles (Esposende) é de Braga.
De acordo com o site do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), 2025 já contabiliza 3.102 ocorrências de fogo. Arderam 8.328 hectares em espaços rurais.
