AEB lança nova edição do Verde Cool com objetivo de duplicar receita de 2021

Arranca esta sexta-feira a 8ª edição do Verde Cool, com a expectativa de superar os números de 2021. A iniciativa pretende promover a gastronomia e os vinhos verdes da região.
No ano passado foram vendidos cerca de 75 mil menus, o que resultou numa faturação direta de 262 mil euros. O objetivo, de acordo com a Associação Empresarial de Braga (AEB), que organiza o evento, é duplicar a receita em relação ao ano anterior.
O menu Verde Cool inclui um petisco e um copo de vinho por 3,5 euros, envolvendo 42 estabelecimentos de restauração e bebidas dos concelhos de Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Vila Verde.
Rui Marques, diretor-geral da AEB, dá conta do sucesso do vinho verde no distrito, enaltecendo “a aproximação dos consumidores finais aos produtores”. “Disseminamos o consumo de vinho verde a copo e passou a ser uma presença obrigatória e de referência nas cartas dos restaurantes”, expõe.
O vereador da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, acredita que, nos últimos anos, “Braga foi o concelho que mais fez pelo vinho verde”, explicando que, “se não fosse este tipo de vinho, havia milhares de hectares ao abandono.”
Deixa ainda o desafio de se promover mais os vinhos verde na região Norte: “Era um contributo significativo para aquilo que é nosso, é a nossa identidade, a nossa terra”.
*Escrito por Beatriz Duarte
