‘Vamos falar de cancro pediátrico?’ desafia comunidade a “desmistificar a doença”

A delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro promove a conferência ‘Vamos falar de cancro pediátrico?’, no âmbito do ‘Setembro Dourado’, mês de sensibilização para o cancro pediátrico. A iniciativa, que aborda a problemática e a reflexão sobre a doença oncológica, tem lugar no dia 28 de setembro, às 18h, no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
Em declarações à RUM, Carla Ribeiro, psicóloga e responsável clínica da unidade de Psico-oncologia da delegação de Braga, ressalta que a principal mensagem que se pretende passar é “desmistificar e desafiar a comunidade a refletir sobre um tema que é tantas vezes tabu”. “É preciso falar, precisamos de saber o que é que estas famílias passam, de maneira a que possamos ajudá-las da melhor forma”, explica.
A conferência conta com o testemunho de uma jovem que foi diagnosticada com uma doença oncológica há cerca de dois anos e de um pai. “Podemos ter uma visão na primeira pessoa de como é lidar com um cancro numa idade tão jovem. Esta doença tem um impacto profundo na vida de todos os envolvidos, interferindo no ciclo de desenvolvimento e percurso escolar dos jovens”.
O painel é ainda composto por uma oncologista pediátrica, uma psicóloga pediátrica e um representante do projeto ‘Resistentes’, da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
*Por Beatriz Duarte
