Vacina da Pfizer/BioNTech “é segura” para crianças entre 5 e 11 anos

A vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech é “segura” e “bem tolerada” por crianças entre 5 e 11 anos e a dosagem certa desencadeia uma resposta imunitária “robusta”, anunciaram as farmacêuticas em comunicado esta segunda-feira citando os resultados do estudo.
As duas empresas pretendem apresentar estes dados às autoridades “o mais rapidamente possível”, segundo um comunicado, que especifica que a reacção imunitária foi “comparável” à observada em jovens de 16 a 25 anos que receberam uma vacina de dose mais elevada.
O vice-presidente da Pfizer e pediatra, Bill Gruber, diz que tinha mais voluntários do que podia aceitar para o ensaio clínico da vacina contra a covid-19 para esta faixa etária e que a vacina vem dar resposta aos pedidos dos pais, que querem proteger os filhos, mas admite resistências.
Estes são os primeiros dados clínicos do ensaio para esta faixa etária.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e a norte-americana FDA autorizaram as vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna, ambas com base na tecnologia de RNA mensageiro, a partir dos 12 anos de idade.
Devido sobretudo à disseminação da variante Delta, “desde julho, os casos pediátricos da covid-19 aumentaram 240% nos Estados Unidos, evidenciando a necessidade de vacinação”, diz Albert Bourla, CEO da Pfizer, vendo nos dados uma “base sólida para pedidos de autorização”.
c/ Lusa
