Universidades do Minho e Buffalo State juntam alunos e docentes em Guimarães

Pela segunda vez, os alunos e docentes da Buffalo State University, localizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, das áreas de geologia, história, teatro, dança, arte e design visitaram a Universidade do Minho. As atividades aconteceram na semana passada, em Guimarães.
O programa incluiu momentos de ensaio e performances no campus de Couros, uma sessão sobre arte e sustentabilidade com o vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, a construção solidária de uma habitação com a associação Habitat for Humanity e, ainda, a visita a uma quinta, no Gerês, que produz chá biológico chinês.
Em declarações à RUM, Francesca Rayner, professora de Teatro na Universidade do Minho, explica que as primeiras fases das atividades foram online para os alunos se conhecerem melhor e para “trabalhar os objetivos ligados à sustentabilidade da Organização das Nações Unidas”.
Quanto à experiência no terreno, a docente acredita que, em apenas uma semana, foi “muito interessante o que os alunos de Buffalo State aprenderam sobre Portugal e sobre a região do Minho”. Por outro lado, refere que este tipo de ações é “importante” também para os estudantes da Universidade do Minho, ao nível da possibilidade de intercâmbios e de estágio nos Estados Unidos e de “potenciais redes de colaboração para o futuro”.
*Escrito por Beatriz Duarte
