UMinho recebe evento sobre cidades inteligentes

Os resultados prévios do projeto ‘Smart Cities and law, E.Governance and Rights’, desenvolvido em sete municípios do distrito de Braga, são apresentados esta sexta-feira, às 11h00, na Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM), no Campus do Gualtar.
A iniciativa inclui uma mesa redonda com autarcas e representantes dos municípios envolvidos – Amares, Barcelos, Braga, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Famalicão e Vila Verde. Mais cedo, às 10h00, intervém Carlos Moreno, diretor da cátedra Entrepreneurship, Territory, Innovation na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne (França).
Os vereadores e representantes autárquicos voltam às 15h30 ao auditório da EDUM para abordar a cibersegurança e a ‘cidade algorítmica’, com investigadores das universidades de Valência e Santiago de Compostela (Espanha) e do Politécnico de Beja. A moderação cabe ao vice-reitor da UMinho para a Transformação Organizacional, Luís Amaral.
O encerramento dos trabalhos é pelas 18h00, com o vice-reitor da UMinho para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira.
O projeto científico ‘Smart Cities and Law’ quer contribuir para definir e implementar uma estratégia global para as cidades inteligentes. A investigação dura até setembro de 2023 e conta com 500 mil euros de fundos comunitários do Norte 2020, FEDER e Horizonte Europa.
A equipa é liderada por Isabel Fonseca, do Centro de Investigação em Justiça e Governação da UMinho (JusGov), e integra Alessandra Silveira, Ana Fragata, Anabela Gonçalves, António D. Costa, César Analide, Francisco Andrade, Joana Covêlo de Abreu, Luís Amaral, Marciele Bernardes, Paulo Novais e Teresa Moreira
