UMinho no grupo que quer reformular a avaliação da investigação na UE

A Universidade do Minho é uma das primeiras 51 entidades signatárias do Acordo sobre a Reforma da Avaliação de Investigação na União Europeia. A iniciativa emerge de uma recomendação do Conselho Europeu, de julho de 2021, que visa ações conjuntas para um efetivo mercado de conhecimento e inovação na Europa, como a reforma da avaliação da investigação e o apoio à cultura de ciência aberta, incluindo o acesso livre a publicações académicas e dados científicos.

O Acordo foi assinado esta quarta-feira, nos European Research & Innovation Days, realizados em formato híbrido. A iniciativa contou com a comissária europeia Mariya Gabriel, o vice-presidente da Associação Europeia de Universidades (EUA), Paul Boyle, e a secretária-geral da Science Europe, Lidia Borrell-Damian, as entidades que lideraram a redação deste documento desde janeiro e no qual participou ativamente o vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho, Eugénio Campos Ferreira.

O Acordo tem quatro compromissos centrais, nomeadamente as decisões dos financiadores da investigação e dos processos de seleção de investigadores não serem baseadas nos fatores de impacto das revistas científicas e no índice h dos cientistas; a avaliação qualitativa, com revisão científica, ser o eixo da avaliação da investigação, apoiada pelo uso responsável de indicadores quantitativos, evitar rankings internacionais de organizações de investigação na avaliação científica e reconhecer da diversidade de contribuições e carreiras segundo as necessidades e a natureza da investigação.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sérgio Xavier
NO AR Sérgio Xavier A seguir: Sara Pereira às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv