UMinho leva futuros engenheiros aeroespaciais aos céus do Alto Minho

Cerca de 90 estudantes da licenciatura e do mestrado em Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho participam este sábado, dia 27 de junho, no Programa de Adaptação ao Meio Aéreo ’PAM Aero’ no aeródromo do Alto Minho, no Cerval, em Vila Nova de Cerveira.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Universidade do Minho e o Aeroclube do Alto Minho e pretende aproximar os estudantes da realidade do setor aeronáutico, bem como promover experiências práticas que complementem a formação em sala de aula.
Em entrevista à RUM, Gustavo Dias explica que a iniciativa proporciona aos alunos o primeiro voo em aeronaves ligeiras, além de um conjunto de atividade práticas que complementam a formação académica.
“Os alunos vão ser expostos a uma prática de voo, vão interagir com engenheiros já formados e com pilotos e vão criar uma relação mais próxima entre aquilo que foram aprendendo ao longo do curso e alguns aspetos mais práticos”
Gustavo Dias, diretor do Mestrado de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho
O momento mais aguardado do dia é o primeiro voo em ultraleves, uma experiência destinada principalmente aos alunos do primeiro ano. Para Gustavo Dias, esta é uma oportunidade marcante para muitos dos participantes.
“Grande parte dos alunos não teve experiência de voo em aeronaves ligeiras, portanto é sempre um momento transformador. A maior parte deles fica muito entusiasmada e creio que reforça o percurso deles e o interesse pela área.”
Os cursos de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho dividem-se em duas vertentes distintas: uma focada na área aeronáutica e outra ligada ao espaço.
Segundo o docente, a iniciativa vai além da experiência do voo, contribui para a formação dos futuros engenheiros.
“Este tipo de evento ajuda os alunos nos passos seguintes do percurso académico e, eventualmente, profissional.”
O programa inclui ainda o lançamento de um balão atmosférico, às 8h24, sessões sobre Fisiologia Humana e limitações no Ambiente Aeronáutico, desafios de acrobacia aeronáutica e uma aula de mecânica aeronáutica, que acontece entre as 9h e as 12h.
Durante a tarde, às 16h, os estudantes do segundo ano lançam seis minifoguetes desenvolvidos no contexto de projeto curricular. Divididos em grupos, os alunos construíram foguetes com cerca de 1,5 metros de altura, concebidos para voar até cinco minutos e regressar ao solo com recurso a paraquedas.
O objetivo deste desafio é utilizar os conhecimentos de engenharia adquiridos e colocar em prática aquilo que aprenderam ao longo dos anos do curso.
*escrito por Eduarda Sequeira e editado por David Alves Braga
