UMinho junta-se às comemorações do centenário de Agustina Bessa-Luís

A Universidade do Minho tornou-se, esta terça-feira, parceira oficial das comemorações do centenário da escritora Agustina Bessa-Luís. O protocolo institucional foi assinado pela vice-reitora Joana Aguiar e Silva, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, numa cerimónia que contou com as presenças do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e da filha da escritora, Mónica Baldaque.

A academia minhota passa, assim, a integrar o protocolo de cooperação juntamente com os municípios de Amarante, Baião, Esposende, Porto, Póvoa de Varzim, Peso da Régua e Vila do Conde, a Direção Regional de Cultura do Norte, as universidades do Porto e de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Entidade Regional de Turismo do Porto e do Norte, a Fundação de Serralves e a Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A UMinho abre as portas à iniciativa, que pretende recordar o trabalho e o percurso literário de Agustina Bessa-Luís. O projeto arranca a 15 de outubro de 2022 – data em que a escritora completaria o 100º aniversário – e estende-se até ao mesma dia do ano seguinte. Exposições, leituras encenadas, ciclos de cinema e tertúlias são algumas das atividades que a universidade vai acolher.

*Por Hugo Costa

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Olhar de Lá e de Cá
NO AR Olhar de Lá e de Cá A seguir: A Nossa Terra às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv