UMinho estreia-se na Fórmula 1 universitária com três pódios

A Universidade do Minho estreou-se no campeonato europeu de Fórmula Student, disputada por estudantes do ensino superior, e subiu três vezes ao pódio da classe 2 (protótipo virtual). O evento ocorreu no kartódromo de Castelo Branco e juntou 26 equipas de sete países.
A FSUMinho obteve o primeiro lugar no plano de negócios, o segundo na categoria de design e o quinto na área dos custos e produção, conseguindo o segundo posto na classificação geral. A próxima etapa é construir um carro elétrico para participar na classe 1 em 2024.
O grupo está a contactar parceiros para apoiarem nos materiais, ferramentas, espaços de construção e deslocações. Aumentar soft skills e interligar a indústria estão, aliás, nos objetivos deste conceito. Para o monolugar de 270kg, prevê-se fabricar várias peças, como chassis, eixo, suspensão, bateria e volante, mas componentes complexos como o motor e jantes devem ser adquiridos.
A FSUMinho nasceu em 2021, no campus de Azurém, em Guimarães, tem a consultoria de professores da Escola de Engenharia da UMinho e, em setembro, quer recrutar novos alunos para o projeto. A equipa tem hoje 35 estudantes de Eletrónica, Mecânica, Informática, Materiais, Gestão Industrial e Sistemas de Informação.
A Formula Student é uma competição automóvel em que a conceção, o desenho e o fabrico de um veículo tipo Fórmula envolve apenas alunos do ensino superior. Surgiu em 1978 nos EUA e inclui provas em pistas como Silverstone (Inglaterra), Hockeinheim (Alemanha) e da Fiat (Itália). A filosofia é construir os melhores carros e estimular soluções tecnológicas inovadoras, sob as regras afetas à Federação Internacional de Automobilismo.
