UMinho em grande destaque no Festival Literário Utopia

O Festival Literário Utopia termina este fim de semana, depois de 10 dias intensos de atividades e mais de 100 convidados na cidade minhota. Este sábado, as famílias podem contar com uma programação diversa, passando por sessões literárias, horas do conto e muita animação musical.
Um dos grandes destaques é a masterclass dinamizada pela UMinho, com o propósito de alertar para o cruzamento entre direito e literatura e as diferenças entre os termos. É um trabalho conduzido pela docente da Escola de Direito, Joana Aguiar e Silva, e pela escritora Isabel Rio Novo, e acontece às 10h00.
Pelo mesmo horário, o tradutor e editor Nuno Quintas promove um workshop sobre técnicas de escrita profissionais. Já às 11h30, os escritores Rafael Gallo e Rute Simões apresentam os seus livros ‘Rebentar’ e ‘O Homem Sem Mim’.
O período da tarde é reservado a diversos momentos musicais, animados por Davi Santiago, bem como horas do conto, apresentações literárias e oficinas criativas para os mais novos. Destaca-se ainda a Mesa Utopia Açores, pelas 15h30, uma discussão sobre a criação artística nos Açores que antecipa Ponta Delgada como Capital Portuguesa da Cultura 2026. A sessão é conduzida pela médica Kátia Guerreiro, o escritor Onésimo Teotónio Almeida e a atriz Lúcia Moniz.
A noite culima com um espetáculo da artista Catto. O concerto é gratuito mas é necessário levantar os bilhetes na bilheteira do Theatro Circo, onde decorre, entre as 11h00 e as 19h00.
Escrito por Marta Ferreira e editado por Marcelo Hermsdorf
