UMinho é das universidades que mais fundos obtém do Portugal 2020

A Universidade do Minho, só superada pela Universidade do Porto, é uma das instituições de ensino superior que mais fundos obtém do Portugal 2020. A análise divulgada, esta sgeunda-feira pelo JN, mostra que o Norte lidera no número de projetos e verba arrecadada. A Universidade de Aveiro até é a que tem mais projetos, mas têm uma comparticipação menor e, por isso, a academia aveirense figura no terceiro lugar.
Entre os 30 maiores beneficiários do Portugal 2020, 28 são entidades públicas e duas privados. A instituição que capta mais fundos é Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), conseguindo 1558 milhões de euros para 331 projetos. No caso dos privados, destaca-se a Bosch, em 14.º lugar, com com 96 milhões de euros captados em oito projetos.
O Norte é a região do país com o maior número de projetos aprovados. São 40 136. Segue-se o Centro, com 24 816 e Lisboa e Vale do Tejo, com 22 089. O projeto que mais verba recebe também está a Norte. trata-se da modernização da linha férrea Ovar/Gaia, com uma comparticipação de 119 milhões de euros.
Entre as câmaras municipais, a de Matosinhos é a que mais capta (55 milhões de euros), seguida do Porto e Vila Nova de Gaia.
c/JN
