UMinho acolhe Conferência Nacional de Observação da Terra

A Universidade do Minho acolhe esta quinta-feira a Conferência Nacional de Observação da Terra. A iniciativa é organizada pela Agência Espacial Portuguesa em parceria com a Escola de Engenharia da UMinho.
A conferência pretende debater o papel da Observação da Terra (OT) no contexto nacional, explorando tanto as potencialidades tecnológicas quanto as oportunidades de mercado, mas sobretudo reunir a academia, indústria e administração pública para alinhar interesses e fortalecer toda a cadeia de valor nacional.
Em debate estarão temas como “Recursos marinhos, minerais e energia”, “Cidades, clima e saúde”, “Cartografia, Floresta e Agricultura”, para além da forma como a Inteligência Artificial está a contribuir para tirar partido de um volume cada vez maior de dados de Observação da Terra, fornecendo informações fundamentais para a tomada de decisão e que podem dar origem a novas soluções e projetos.
Além das tradicionais sessões plenárias, que incluem a apresentação de comunicações de estudantes, bem como a mostra de novos produtos e tecnologias, a agenda da Terra em Foco 2024 conta ainda com vários workshops e sessões práticas em processamento e visualização de dados.
A sessão arranca pelas 9h30, no campus de Gualtar e prolonga-se até esta sexta-feira.
