ULS Alto Minho ativa plano de contingência mas mantém normalidade em cirurgia 

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) ativou o nível um do plano de contingência, mas os serviços assistenciais ligados à consulta, à cirurgia e ao internamento estão a funcionar com normalidade. “O nível 1 foi ativado no dia 4 de janeiro, antecipando a maior afluência de utentes aos serviços de urgência devido às infeções respiratórias prevalentes neste período do ano”, referiu hoje a ULSAM.

Em resposta a um pedido de esclarecimento da agência Lusa, a ULS indicou que “os serviços de urgência estão a funcionar com tempos de espera adequados a cada nível de prioridade clínica”.

A ativação do plano de contingência “implicou a transferência de cerca de uma dezena de utentes para unidades do setor privado e social”. Em causa estão “utentes com alta clínica, mas que aguardam uma resolução da sua situação a nível social, nomeadamente vagas na rede de cuidados continuados”, que foram transferidos para o hospital privado Senhor do Bonfim, em Vila do Conde, distrito do Porto, “conforme previsto e protocolado”.

A ULSAM esclarece ainda que “as alterações ao nível de contingência dependem sempre da evolução da situação, mas serão sempre pensadas para prestar a melhor assistência possível à população do Alto Minho”.

A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima. Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença.

Lusa

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
A Nossa Terra
NO AR A Nossa Terra A seguir: Alumni pelo Mundo às 12:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv