UE suspende aplicação de taxas aos EUA por 90 dias para negociações 

A União Europeia (UE) decidiu fazer uma pausa de 90 dias na introdução de taxas aduaneiras em resposta às adotadas por Washington para “dar tempo uma oportunidade à negociações”, anunciou esta quinta-feira a líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“Tomámos nota do anúncio feito pelo Presidente [dos EUA, Donald] Trump. Queremos dar uma oportunidade às negociações. Enquanto finalizamos a adoção das contramedidas da UE, que receberam um forte apoio dos nossos Estados-Membros, vamos suspendê-las durante 90 dias”, afirmou, numa curta declaração escrita. 


A presidente do executivo comunitário salientou também que “se as negociações não forem satisfatórias”, as contramedidas “entrarão em vigor”, acrescentando que os trabalhos preparatórios prosseguem. “Como já referi, todas as opções permanecem em cima da mesa, reiterou.


O porta-voz da Comissão Europeia para o Comércio Olof Gill explicou, na habitual conferência de imprensa diária, que o executivo – que tutela a política comercial da UE – “carregou no botão de pausa para dar espaço às negociações”, referindo ainda que se estas não forem satisfatórias, as tarifas europeias entrarão em vigor.

LUSA

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Espaço RUC
NO AR Espaço RUC A seguir: Music Hal às 09:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv