TAP inicia processo de despedimento coletivo 

O processo de despedimento coletivo na TAP começa hoje e abrange 124 trabalhadores, informou a companhia aérea em comunicado.

Segundo a TAP, este número representa um valor 94% inferior ao que se estimava em fevereiro, altura em que se falou no despedimento de 2 mil trabalhadores.

“Esta redução no número de trabalhadores identificados para despedimento coletivo é o resultado de um esforço extraordinário que incluiu a celebração de Acordos Temporários de Emergência com todos os Sindicatos, rescisões por mútuo acordo com compensações financeiras acima do legalmente exigido, bem como candidaturas a vagas disponíveis na Portugália, entre outras medidas”, segundo a TAP.

A 7 de junho, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, admitia que o despedimento coletivo na TAP era uma hipótese em cima da mesa.

NEGOCIAÇÕES DE SAÍDAS VOLUNTÁRIAS

A 5 de junho a administração da companhia aérea enviou uma carta a 206 trabalhadores, de todas as categorias profissionais, incluindo pilotos, a informar que iriam deixar de estar em lay-off.

A carta a que a SIC teve acesso diz que durante um mês, até 5 de julho, os trabalhadores contactados vão receber o ordenado por completo e são convidados a negociar a saída voluntária.

Se não aceitarem, a TAP diz que vai tomar medidas unilaterais de cessação da relação laboral, isto é, vai fazer despedimentos, nomeadamente através da figura jurídica do despedimento coletivo.

O argumento da administração da TAP é que a companhia ainda tem excesso de postos de trabalho, os já referidos 206, face aos objetivos do plano de reestruturação.

SIC

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Merkaba
NO AR Merkaba A seguir: Music Hal às 01:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv