Sporting segue na Liga Europa

O Sporting qualificou-se pela terceira vez para os quartos de final da Liga Europa em futebol, ao vencer no reduto do Arsenal, líder da Premier League, por 5-3, no desempate por penáltis, após 1-1 nos 120 minutos.
Depois do empate 2-2 em Alvalade, Xhaka, aos 19 minutos, marcou para os gunners e Pedro Gonçalves, com um remate pouco à frente do meio-campo, aos 62, para os “leões”, que acabaram com 10, por expulsão de Ugarte, aos 118, mas impuseram-se na “lotaria”, na qual Adán parou o remate de Martinelli.
A formação “leonina”, que já tinha estado nos “quartos” em 2011/12 e 2017/18, ficará a saber na sexta-feira qual o adversário, entre Manchester United, Sevilha, Juventus, Roma, Bayer Leverkusen, Feyenoord e Union Saint-Gilloise.
Análise Rúben Amorim: “Estou calmo, mas estou feliz. Indica que errámos no início, mas estamos a entrar nos eixos. A forma como reentrámos no jogo indica que estamos no bom caminho. Pressiono muito porque sei que eles podem fazer mais do que estamos a fazer.”
Aspeto psicológico: “Fisicamente, tecnicamente e mentalmente, a forma como empurrámos o Arsenal para a sua área, requer muita capacidade mental, isso vem da cabeça deles. Mais do que ganhar ao Arsenal importante é eles acreditarem no que fazem.”
Defesa coesa sem Coates: “São bons sinais. Diomande vem de um sítio e a mudança é muito grande, adaptou-se bem, mas somos mais fortes com o Coates. Não muda nada. O Coates é muito importante e faz muita falta, assim como o Morita. Esta vitória é obviamente dele também. Não veio porque queremos ganhar os três jogos depois da paragem e ele tem viagens a fazer.”
A salientar? “O mais importante foi a forma como o fizemos, não estivemos a defender. Pressionávamos. O entendimento do jogo é a coisa que me dá mais orgulho, mais até do que o resultado. Revela o nível a que podem fechar.”
Apoio dos adeptos incansável: “Sem dúvida. Sentiram no balneário os adeptos a cantar. Já conhecemos as músicas. É agradecer o apoio. Vamos tentar dar a volta à época que não começámos bem. Está a resultar, estão a crescer, temos nível para fazer melhor do que temos vindo a fazer.”
O JOGO
