Secretária de Estado sugere medidas às universidades para a promoção da igualdade

Pagar a mentores de jovens mulheres estudantes, fixar uma quota de bolsas também para as mulheres e criar códigos de conduta internos contra a discriminação são algumas das sugestões que a secretária de Estado da Igualdade, Rosa Monteiro, deixou às universidades e politécnicos.

De acordo com o jornal Público, a responsável escreveu às universidades a sugerir medidas concretas para a promoção da igualdade de género. No Plano de Recuperação e Resiliência, há dois concursos abertos, que podem ser aproveitados para promover a inclusão. 


Por considerar que há ainda setores muito masculinizados, como as áreas das tecnologias de informação e comunicação, que em 20 anos viram reduzir o número de mulheres diplomadas, Rosa Monteiro defende que é preciso atrair mais mulheres para estas áreas.

Além disso, é também objetivo promover a inclusão de jovens de zonas mais pobres. Neste sentido, Rosa Monteiro sugere a definição de programas específicos para os migrantes e estudantes mais desfavorecidos e ainda a contratação de mediadores interculturais.

Tratando-se apenas de sugestões e de um “empurrão”, a secretária de Estado frisa que nada tem caráter obrigatório.

Nos próximos cinco anos, os apoios podem ir dos dois aos 40 milhões de euros, em dois concursos do PRR. As candidaturas das universidades e politécnicos estão abertas até 10 de setembro.


c/ Público

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Alumni pelo Mundo
NO AR Alumni pelo Mundo A seguir: Galiza Mais Perto às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv