Sarkozy começa a cumprir pena de prisão esta terça-feira em Paris

O antigo presidente francês Nicolas Sarkozy começou esta terça-feira, 21 de outubro, a cumprir uma pena de cinco anos de prisão na cadeia de La Santé, em Paris, após condenação por conspiração criminosa ligada ao financiamento líbio da campanha presidencial de 2007. Saiu de casa de mão dada com Carla Bruni e foi aplaudido por apoiantes; trata-se de um momento sem precedentes na V República.

Apesar de ter recorrido, o tribunal determinou a execução imediata da pena, invocando a “gravidade da perturbação da ordem pública”. Só depois de entrar em prisão poderá pedir libertação à Relação, que dispõe de até dois meses para decidir.

Sarkozy deverá ficar em isolamento/proteção no bairro de reclusos vulneráveis de La Santé. As celas (c. 9 m²) têm duche e telefone fixo; há televisão mediante pagamento e possibilidade de cozinhar com placa. O ex-chefe de Estado preparou uma mala com roupa, fotografias de família e três livros, entre os quais O Conde de Monte Cristo.

Em declarações, hoje, à BFMTV, o seu pai Guillaume Sarkozy, disse estar “convencido da sua inocência” e igualmente “orgulhoso por entrar na prisão de cabeça erguida”. 

A decisão dividiu opiniões, mas um inquérito ELABE indicou que 61% dos franceses consideram “justa” a execução imediata da pena antes do recurso.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Corrente Sonora
NO AR Corrente Sonora A seguir: Music Hal às 02:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv