RUM celebra Dia Mundial da Rádio com foco nas Alterações Climáticas

Em 2025 “A Rádio e as Alterações Climáticas” é o tema do Dia Mundial da Rádio. Não fugindo à regra, a RUM assinala ao longo desta quinta-feira a efeméride com um conjunto de ações voltadas para o ambiente e a sustentabilidade.
Com iniciativas diferentes ao longo do dia, incluindo passatempos que convidam os ouvintes à participação, os ouvintes são também convidados a lançar as suas propostas musicais.
E porque em 2026, Guimarães é Capital Verde Europeia, conversamos com a vice-presidente do município, Adelina Paula Pinto sobre a importância deste título e o trabalho que tem sido percorrido pelos vimaranenses.
Olhando para os concelhos do Baixo Cávado, o diretor executivo da Braval, recorda a evolução registada desde 1996, as iniciativas de sensibilização, os grandes números relacionados com a recolha e as metas estabelecidas que exigem um esforço coletivo.
Na Universidade do Minho (UMinho), entrevistamos o pró-reitor para o Desenvolvimento Sustentável e o Planeamento dos campi, Miguel Bandeira, analisando o trabalho em curso para uma universidade mais sustentável, que desenvolve um conjunto de ações ‘mais verdes’. O que mudou, o que ainda pode mudar e o que está a ser feito.
Além disso, o investigador Hélder Lopes é o convidado de um UMinho & ID especial, dedicado ao tema deste Dia Mundial da Rádio. O geógrafo dá a conhecer as conclusões do estudo “A influência do clima e da morfologia urbana na atividade turística da Área Metropolitana do Porto: perceções e simulação do conforto bioclimático dos turistas” e anuncia que, ainda este ano, pretende realizar o mesmo estudo na cidade de Guimarães.
Como é que as cidades em Portugal e no Brasil se têm preparado para lidar com o novo cenário climático, ouvindo, um investigador especializado da Universidade de São Paulo, é outro dos pontos de vista que a RUM chama para este Dia Mundial da Rádio.
Atravessamos a rua e fomos também até ao Mercado Municipal de Braga para conhecer os hábitos destes comerciantes e escutamos ainda a Society Loving The Planet, com ligação à Universidade do Minho e à sua comunidade estudantil.
De portas abertas à comunidade, a RUM acolhe duas visitas de grupo às suas instalações no edifício gnration.
Ainda neste Dia Mundial da Rádio, a RUM participa numa mesa-redonda promovida pela Rádio Universitária do Algarve e que junta no IPDJ de Faro as cinco rádios universitárias do país.
