Rui Moreira vai propor saída do Porto da Associação Nacional de Municípios 

Estalou o verniz entre a Câmara do Porto e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). O presidente portuense vai propor a saída da autarquia da ANMP. Rui Moreira acusa a organização, agora presidida por Luísa Salgueiro, de negociar com o Estado central o processo de descentralização sem antes dialogar com as câmaras que representa. A notícia está a ser avançada esta terça-feira pelo Jornal de Notícias.


Na origem da proposta está o desacordo em relação às verbas que o Estado Central deve transferir para os municípios no âmbito da transferência de competências da educação. Para o autarca, a verba destinada à manutenção de cada escola não é suficiente e põe em causa os interesses do município.

Rui Moreira até já tinha, em conjunto com Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, enviado uma carta ao primeiro-ministro. Os dois autarcas pediram o adiamento da transferência de competências na educação e na saúde por considerarem que o processo tem “dificuldades e inconsistências”.

Em julho de 2018, Moreira já tinha ameaçado sair da ANMP em carta enviada ao então autarca de Coimbra. Se a proposta de Rui Moreira for aprovada, a Câmara do Porto deve passar a negociar diretamente com o Estado central. 

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Pérola Negra
NO AR Pérola Negra A seguir: O Baile dos Bombeiros às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv