Roxana Ionesco, A Garota Não e Yerai Cortés entre os destaques do Theatro Circo para 2026

A Garota Não, Yerai Cortés, Luca Argel e Roxana Ionesco estão entre os artistas que atuam entre janeiro e abril no Theatro Circo, em 2026. Cabe a peça ‘Catarina e a Beleza de Matar Fascistas’, de Tiago Rodrigues, abrir a programação apresentada esta semana.

Aos microfones da RUM, o diretor artístico do espaço, Luís Fernandes, garante que o cartaz mantém a “pujança” do ano da Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura, com um “um número muito elevado de espetáculos em estreia, coproduções e nomes incontornáveis do panorama mundial”.

Entre os destaques, Luís Fernandes aponta as atuações da cantora Diamanda Gálas e o concerto dos Tortoise, além do lançamento do disco do fadista Ricardo Ribeiro e de Luca Argel, que mostra ao vivo, o ‘O Homem Triste’, e terá como convidado Moreno Veloso, que produziu o álbum. “Espectros muito diferentes da música, desde o mais contemporâneo ao mais popular, pop ao fado”, destaca.

A programação conta ainda com conversas, debates e oficinas, além dos espetáculos de dança, concertos e artes performativas, que “foi uma dimensão que foi alterada de uma forma radical com a entrada da nova equipa de programação, desde 2024”. Como exemplos, refere a Companhia de Espetadores, o Espaço Comum, a visitas guiadas que foram “renovadas totalmente”, além do projeto Três Tempos, temos o CORDÃO – Coro de Doentes e Amigos Oncológicos. Os projetos junto às escolas é outro destaque para o responsável.

Para 2026, o diretor artístico sublinha que iniciativas que nasceram na Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura prosseguem no próximo ano, como o projeto ‘Supracasa’, que apoia a novas criações na área das artes performativas. E passa, avança Luís Fernandes, “não só continua, como a partir de 2026 terá mais dois teatros nacionais associados, o Teatro das Figuras, em Faro, e o Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra”.

Em abril, o Theatro Circo celebra 111 anos e com “uma espécie de festival prolongado de uma semana”, com a abertura da apresentação do Yerai Cortés, além da exibição do documentário ‘La guitarra flamenca de Yerai Cortés’, do músico e realizador Antón Álvarez, conhecido como C. Tangana.

No dia seguinte, inclui, Elisabete Matos, o pianista Maciej Pikulski e o encenador Pedro Ribeiro. No domingo, dia 19, os Tortoise apresentam ‘Touch’, e em 21 de abril, noite de aniversário do Theatro Circo, ‘A Garota Não’ apresenta o novo espetáculo ‘A Vulgar Mulher Extraordinária’, que se estreia em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, em março. A programação especial fecha no dia 24 de abril com Nina Laisné.

“Continuo a fazer um balanço muito positivo” da programação da Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura


Com a nova programação para os primeiros quatro meses apresentada Luís Fernandes aponta “quer o volume, quer a qualidade, mantém ao que foi durante o de 2025 em que Braga foi Capital Portuguesa da Cultura.

O diretor artístico da empresa municipal Faz Cultural aponta que em 2025 “existiu um programa arrojado, com muito volume, com muita variedade, que em muito, por exemplo, ultrapassou aquilo que foi o programa de Aveiro, em 2024”.

Apesar de ressalvar que “nunca há eventos unânimes”, continua a “a fazer um balanço muito positivo” do que tem sido apresentado e que resultou do trabalho realizado na candidatura da cidade à Capital Europeia da Cultura para 2027. “Tenho a certeza de que daqui a uns anos, ao olharmos para este programa, vamos todos ficar felizes e até impressionados com a quantidade de grandes nomes e aquilo que o programa trouxe à cidade”, remata.

A programação completa pode ser conferida aqui.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Galiza Mais Perto
NO AR Galiza Mais Perto A seguir: Volta ao Mundo em 180 Discos às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv