Ricardo Rio quer dar o nome de Sameiro Araújo à pista de atletismo do 1º de Maio

Nomear a pista de atletismo do Estádio 1º de Maio, em homenagem à vereadora da Câmara Municipal, Sameiro Araújo. Este foi o repto deixado pelo presidente da autarquia Ricardo Rio ao novo executivo durante a XII Gala do Desporto, que decorreu na noite desta quarta-feira no Forum Braga.

O autarca cessante, que vai ser sucedido por João Rodrigues na próxima segunda-feira, aponta que este reconhecimento e o prémio de Mérito e Excelência são “totalmente justos” para alguém que “corporiza o desporto de Braga” no país e que representa Portugal no mundo.

Ricardo Rio sublinhou que “não é adepto de homenagens póstumas”, por isso, “é de toda a justiça que a pista do 1º de Maio se passe a chamar Sameiro Araújo, tão cedo quanto possível”. Sameiro Araújo mostrou-se surpreendida com a homenagem e afirmou que esperava receber o prémio de Mérito e Excelência “daqui a dois ou três anos”. “Várias vezes fui nomeada para este galardão e eu sempre disse à minha equipa, retirem o meu nome, enquanto eu exercer funções na Câmara Municipal, não aceito qualquer galardão”, afirmou.

Braga “tem como primeiro objetivo promover o desporto para todos”


A Gala do Desporto celebrou atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e eventos que se destacaram pela excelência, dedicação e espírito competitivo, num momento de reconhecimento público realizado no Forum Braga, durante a época desportiva de 2024/2025, no período compreendido entre 1 de outubro de 2024 e 30 de setembro de 2025. Para Ricardo Rio, Braga “desde a primeira hora, tem como primeiro objetivo promover o desporto para todos” e a iniciativa é “um momento de reconhecimento final da excelência”.

O evento também prestou homenagem especial a Tamila Holub, que anunciou uma pausa na carreira. No discurso de agradecimento, a nadadora internacional ressaltou o facto de celebrar as conquistas, algo que, alertou, os atletas “raramente” fazem por “olhar tanto em frente e para os nossos objetivos”.

O júri atribuiu o prémio de melhor árbitro a Nuno Maia, árbitro internacional na modalidade de voleibol, com mais de 20 anos de experiência na arbitragem junto da Associação de Voleibol de Braga e Federação Portuguesa de Voleibol. Já na categoria de melhor treinador, o prémio foi atribuído a Pedro Grenha, da equipa sénior de basquetebol do Sporting Clube de Braga desde a época desportiva de 2020/2021. António Salvador, presidente do clube bracarense, foi galardoado como melhor dirigente desportivo.

Uma votação online elegeu o Campeonato Mundo de Dança Latina Coreográfica como o Evento Desportivo do ano, com 73,5% dos votos. Os títulos nacionais e internacionais alcançados pelos clubes e atletas de diversas modalidades também foram reconhecidos durante o evento.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Alumni pelo Mundo
NO AR Alumni pelo Mundo A seguir: Galiza Mais Perto às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv