Ricardo Rio apreensivo com lay-off na Bosch Braga mas diz-se “parcialmente tranquilo”

O presidente da câmara de Braga, Ricardo Rio, disse ter recebido “com natural apreensão” a notícia do lay-off na Bosch Braga, lembrando que está em causa “um dos maiores empregadores do concelho”. 


Numa publicação na rede social Facebook, em que comenta o caso, o autarca acrescenta que os contactos que manteve com a administração da empresa e “outros operadores do setor” o deixaram “parcialmente tranquilo”. “Por um lado, pela positiva, porque me foi transmitido que este problema (que já antes impactara a operação da empresa), em nada se relaciona com a perda de carteiras de encomendas ou com a inversão dos plano de expansão em curso”, refere. 


“Por outro, porque me foi explicada a mais recente disrupção das cadeias de abastecimento de matérias-primas, em particular no caso de um fornecedor envolvido num ‘conflito diplomático’ entre a Europa e a China, o que torna a resolução do problema incerta no tempo e incontrolável para os envolvidos, assim justificando o recurso a esta solução”, acrescenta.

Ricardo Rio afirma ainda que lhe foi dada a garantia de que “tudo foi atempadamente acordado com a Comissão de Trabalhadores e a Segurança Social de forma a garantir a máxima proteção possível aos trabalhadores”.

Para o autarca, “resta-nos desejar que a questão possa ser ultrapassada de forma célere, em benefício da economia europeia, das empresas envolvidas e, sobretudo, dos trabalhadores lesados”. Rio defende também que a situação “vai seguramente exigir uma revisitação do modelo de relacionamento comercial da Europa com o mundo que nos rodeia”.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv