Ricardo Gôja de Carvalho apresenta livro sobre turismo criativo

Turismo criativo no noroeste de Portugal é o mote do livro que vai ser apresentado, este sábado, às 16h, no Centro Internacional das Artes José Guimarães (CIAJG). A sala de conferências do espaço vimaranense recebe a sessão de divulgação do e-book ‘O Turismo criativo nos territórios de baixa densidade do Noroeste de Portugal: estudo de caso dos projetos-piloto do projeto CREATOUR’, inserido no Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho, conduzida pelo autor, o geógrafo Ricardo Gôja de Carvalho.
Na lista de oradores, destacam-se as presenças de Paula Remoaldo, presidente do Instituto de Ciências Sociais, e de Paulo Lopes Silva, vereador do Turismo da autarquia de Guimarães. Em declarações à RUM, o geógrafo explica que a sessão será dividida entre a apresentação da obra, pelo autor e pelos membros da mesa, e um momento de perguntas e respostas.
O livro tem como base um conjunto de atividades de turismo criativo desenvolvidas no noroeste do país, no âmbito do projeto CREATOUR. Ricardo Gôja de Carvalho afirma que este é “um tema novo, quer a nível internacional, quer a nível nacional” e nota que a obra pode ser “um guia para as instituições-piloto que pretendam trabalhar” nesta e noutras modalidades relacionadas com a área.
O autor salienta, ainda, a importância das atividades de turismo criativo para a dinamização “económica, social e cultural” dos territórios, “principalmente nas zonas de baixa densidade do país”.
*Por Hugo Costa
