Ricardo Araújo quer Vitrus Ambiente a cobrir todo o concelho de Guimarães na recolha de resíduos

O autarca vimaranense anunciou seis objetivos para o futuro da intervenção dos serviços da empresa ambiental.

O presidente da Câmara de Guimarães, Ricardo Araújo, a recolha de lixo da Vitrus Ambiente tem de chegar a todas as freguesias de Guimarães. O autarca perspetivou o futuro da intervenção da empresa ambiental, enumerando os objetivos que resultaram de uma reunião com os responsáveis da organização.

O anúncio foi feito esta quarta-feira após uma visita do autarca às instalações da empresa municipal, que demarcou o alinhamento estratégico sobre o futuro dos serviços municipais, com especial foco na gestão de resíduos, mobilidade, sustentabilidade e articulação com a proteção civil.

Atualmente, a recolha de lixo da Vitrus cobre 38 freguesias de Guimarães. O objetivo, afirma o presidente da câmara, é chegar às 55 em 2027.

O objetivo também se aplica também à recolha de resíduos orgânicos realizada pela empresa municipal.


O autarca anunciou, ainda, o lançamento de um projeto-piloto para que a Vitrus assuma a manutenção regular de dez escolas do parque escolar concelhio. O presidente da Câmara revelou ainda que, “se o resultado for positivo”, o projeto será alargado a mais escolas.


Já no domínio da mobilidade e sustentabilidade ambiental, Ricardo Araújo destacou a necessidade de acelerar a conclusão das ecovias do Selho e do Ave, assumindo como objetivo concreto alargar a extensão existente de 9,6 quilómetros para 20, até ao final de 2026. 

Há, ainda, a vontade expressa de alargar a cobertura do serviço Vitrus Bus e a importância de reforçar a articulação entre a Vitrus Ambiente e a Proteção Civil.

*editado por Marcelo Hermsdorf

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
MundoMix
NO AR MundoMix A seguir: Connected às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv