RGA. Presidente da Mesa quer dar transparência para combater abstenção

A Mesa da Reunião Geral de Alunos (RGA) vai ser presidida por Marta Correia, da lista B, que arrecadou 80,89% dos votos totais.

Marta Correia, da lista B, foi eleita ontem a presidente da Mesa da Reunião Geral de Alunos (RGA). Os estudantes da Universidade do Minho escolheram a representante da lista B, com 80,89% dos votos totais.

A estudante do terceiro ano de Engenharia e Gestão Industrial admite que a abstenção é um problema. Marta Correia ressalta que a “transparência e partilhar mais e de forma mais aberta” o que acontece na RGA é uma das soluções para cativar mais o interesse dos alunos, apontando ainda que a ordem dos boletins pode ter influenciado nos números que chegaram aos 88,2%, mais altos desde 2017.

Já a lista concorrente, encabeçada por Pedro Fernandes, obteve 155 votos, sendo 10.50% do total. Para o estudante, a abstenção demonstra o “afastamento total dos estudantes daquilo que é a democracia da Universidade”. O estudante do 1.º ano da licenciatura em Ciências da Computação sublinha que mesmo não tendo sido eleitos para o órgão, vão continuar “mobilizados e a pressionar o organismo”.

MESA DA RGA

LISTA B – 1.194 votos (80,89%)

LISTA D – 155 votos (10,50%)

BRANCOS – 127 (8,60%)

TOTAL – 1.476 votos

*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Elsa Moura

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: UMinho I&D às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv