PSP e GNR lançam campanha: “Ao volante, o telemóvel pode esperar”

A PSP, GNR e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária lança esta terça-feira uma campanha de nome “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, que tem por objectivo retirar o telemóvel das mãos dos condutores.
Em declarações à Antena 1, o porta-voz da Polícia de Segurança Pública, o intendente Nuno Carocha, diz que basta olhar para o ecrã do telemóvel por uns breves segundos, para colocar em risco o resto da vida dos automobilistas.
Na última campanha – entre 23 de fevereiro e 1 de março – foram registadas uma média de 166 infrações por dia. O Intendente Nuno Carocha diz que é muito. Os condutores, nota, estão mais cumpridores, mas ainda é possível melhorar.
O Código da Estrada foi alterado no início do ano, duplicaram os valores das coimas para estes casos de uso de telemóvel durante a condução, que vão agora dos €250 aos €1.250 e passam a ser menos 3 pontos na carta em vez de 2 como antigamente.
Esta ação conjunta das forças de segurança vai envolver algumas ações de fiscalização e de sensibilização até ao dia 31 de Maio.
