Presidente da Ucrânia saúda retirada de 264 militares da fábrica de Azovstal

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, saudou a retirada de 264 militares da fábrica Azovstal na cidade de Mariupol na segunda-feira à noite, na sequência do cessar-fogo acordado com Moscovo.

Destes, 53 foram transportados para um centro médico na cidade ucraniana de Novoazovsk, controlada por russos. Outros 211 soldados seguiram em direção a Yelenovka, na Rússia, através de um corredor humanitário.

A retirada foi possível “graças às ações dos militares ucranianos, das Forças Armadas da Ucrânia, dos serviços de informação, da equipa de negociação, do Comité Internacional da Cruz Vermelha e das Nações Unidas (…). Entre eles estão feridos graves, que estão a receber ajuda médica”, sublinhou.

Zelensky salientou que “a Ucrânia precisa de heróis ucranianos vivos”. “Este é o nosso principal objetivo”, acrescentou, explicando que o trabalho prosseguia “para os fazer regressar a casa, um trabalho que requer delicadeza e tempo”.

O Presidente ucraniano participou numa reunião, na segunda-feira, com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, “sobre como acelerar a prestação de assistência financeira à Ucrânia, dado o défice orçamental do Estado durante a guerra”, de acordo com um comunicado da presidência.

Zelensky explicou também, no habitual discurso noturno, que as autoridades ucranianas estão a trabalhar para acelerar a integração da Ucrânia na UE e para que as sanções contra a Rússia sejam alargadas.

c/Lusa

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Volta ao Mundo em 180 Discos
NO AR Volta ao Mundo em 180 Discos
00:00 / 00:00
aaum aaumtv