Preços dos combustíveis sofrem novo aumento segunda-feira

Os preços dos combustíveis em Portugal vão sofrer um novo aumento na segunda-feira, dia 8 de setembro, de acordo com os cálculos de fonte do setor citados pelo ECO, esta sexta-feira. Os aumentos variam entre 1,5 cêntimos e dois cêntimos por litro. O diesel é o combustível que sofre o maior aumento.
A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,568 euros por litro de gasóleo simples e 1,713 euros por litro de gasolina simples 95.
Assim, desde o início do ano, os preços do diesel já desceram 6,5 cêntimos e os da gasolina 3,3 cêntimos, caso se confirmem estes valores.
Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. Além disso, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.
Esta semana, o gasóleo subiu 0,3 cêntimos e a gasolina 0,1 cêntimos. O mercado que apontava para uma subida mais expressiva do gasóleo (0,5 cêntimos) e uma descida dos preços da gasolina em 0,5 cêntimos.
Os contratos futuros do brent, que servem de referência para o mercado europeu, estão esta sexta-feira a cair 0,41%, para 66,71 dólares por barril, caminhando para uma perda semanal pela primeira vez em três semanas. O aumento das expectativas de oferta e o aumento surpreendente dos stocks de crude dos EUA alimentam as preocupações com a procura.
Crescem as expectativas do mercado de que a OPEP+ vai injetar mais barris no mercado para recuperar a quota de mercado perdida para os produtores de xisto dos EUA nos últimos anos, apontam os analistas citados pela Reuters.
A Reuters noticiou na quarta-feira que oito membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e aliados como a Rússia – a OPEP+ – estão a considerar aumentar ainda mais a produção em outubro, uma decisão que será tomada na reunião de domingo.
c/ECO
