Preços dos combustíveis atingem os valores mais altos do ano

Esta segunda-feira há novas mexidas nos preços dos combustíveis. O gasóleo sobe seis cêntimos e a gasolina meio cêntimo. É um dos maiores aumentos das últimas semanas. O ministro das Finanças afirma que o Governo está atento e pronto para agir, se for necessário.
Ainda assim, o gasóleo continua mais barato do que a gasolina. O litro do gasóleo vai custar a partir desta segunda-feira 1,93 euros e o litro da gasolina 1,95.
Em causa está a valorização das matérias-primas nos mercados internacionais.
Governo preparado para agir
No sábado, o ministro das Finanças veio a público afiançar que o Governo acompanha a evolução dos preços dos combustíveis e está preparado para agir se for necessário.
“Nós estamos a avaliar e temos de avaliar o que é que vai acontecer do ponto de vista da evolução dos preços, se estamos num pico excecionalmente temporário que depois regressa ou se não estamos”, afirmou Fernando Medina a jornalistas portugueses no final da reunião dos ministros das Finanças da União Europeia, que decorreu em Santiago de Compostela, no âmbito da presidência espanhola da UE.
ANAREC defende descida da carga fiscal
A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis defende a descida da carga fiscal. A vice-presidente da ANAREC, Mafalda Trigo, lembra que os aumentos de preços afetam todos os setores.
“A subida que vai acontecer não tem a ver com o aumento de impostos do Governo. Mas a aumentar, há um aumento de impostos pela receita do IVA”, esclareceu Mafalda Trigo.
c/RTP
