Preço das casas volta a acelerar no final de 2020

Os preços da habitação em Portugal voltaram a acelerar no final do ano passado, depois de dois trimestres em que travaram devido à pandemia. No quarto do ano passado, o preço mediano de venda das casas no país aumentou quase 10%.
Os dados foram divulgados esta terça-feira, 5 de maio, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que dá conta de que o valor mediano das vendas de casas se fixou em 1.188 euros por metro quadrado no quarto trimestre de 2020 (considerando o conjunto dos 12 meses anteriores). Este valor representa uma subida de 2,4% em relação ao terceiro trimestre de 2020 e um aumento de 9,9% face ao último trimestre de 2019.
Estas variações representam ligeiros abrandamentos em relação às taxas de crescimento que se verificavam antes. Contudo, na análise ao período mais recente, os números já evidenciam uma recuperação do impacto da pandemia. No quarto trimestre de 2020, considerando apenas o conjunto dos três meses anteriores, o preço mediano de venda de casas aumentou 1,7% face ao trimestre anterior e 7,8% em relação ao ano passado.
“A evolução da taxa de variação homóloga entre o 3.º e o 4.º trimestre de 2020, de 7,6% para 7,8%, evidencia uma ligeira aceleração dos preços da habitação, interrompendo a desaceleração verificada nos dois trimestres anteriores”, refere o INE.
(Notícia em atualização)
Negócios
