Portugal entre os países da OCDE onde desemprego mais subiu em janeiro

Portugal foi, a par com a Lituânia e a Noruega, um dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) onde a taxa de desemprego mais subiu em janeiro. O aumento deu-se em contraciclo com o conjunto da OCDE, que viu a taxa de desemprego manter-se estável, pelo sétimo mês consecutivo, em 4,9%.
Os dados comparativos da evolução do desemprego na OCDE, divulgados esta terça-feira, revelam que a taxa de desemprego em Portugal subiu três décimas em janeiro, de 6,8% para 7,1%. Esta foi a maior subida face ao mês anterior na OCDE, apenas igualada pela Lituânia (onde a taxa de desemprego passou de 6,1% para 6,4%) e pela Noruega (onde a subida foi de 3,4% para 3,7%).
Em janeiro, a taxa de desemprego da OCDE manteve-se no nível mais baixo desde o início da série, em 2001 (4,9%). O número de desempregados recuou para 33,2 milhões, mantendo-se próximo do mínimo histórico alcançado em julho de 2022. A taxa de desemprego nas mulheres caiu ligeiramente de 5,2% para 5,1%, ficando apenas 0,5 pontos percentuais acima da taxa dos homens, que se manteve quase inalterada em janeiro.
Negócios
