“Por Setembro, se tudo correr normalmente, esperamos não ter casos”

“Por Setembro, se tudo correr normalmente, esperamos não ter casos”. Mesmo com as variantes mais letais e potencialmente mais transmissíveis, é possível que em Setembro não haja casos de covid-19 em Portugal, se se mantiverem as medidas em vigor e o plano de vacinação, afirmou o presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Henrique de Barros.
O especialista nota que, sem a vacinação, Portugal já teria retornado a um pico de infeção próximo daquele vivido há alguns meses. O especialista sublinha a “quantidade de vidas poupadas e internamentos evitados” graças à vacina.
Os dados analisados pelo especialista mostram que probabilidade de morrer, por contrair a Covid-19, já chegou a ultrapassar os 4%, mas, agora, é de cerca de 0,5%.
“Do início da pandemia para agora, o risco de morrer é cinco vezes menor”, afirma Henrique de Barros, ressalvando que o risco continua a ser maior no sexo masculino, em idade mais avançada.
A região do Norte é aquela onde, ao contrair o coronavírus,a probabilidade de morrer é maior e a região autónoma da Madeira é aquela onde o risco de morrer é menor.
“Podemos olhar com alguma tranquilidade para a evolução da infeção”.
c/ TSF e Público
