Polícia Judiciária realiza buscas na Câmara de Ponte de Lima

A Polícia Judiciária está a realizar buscas na Câmara de Ponte de Lima. O alvo da investigação é o executivo municipal liderado por Vasco Ferraz. Há suspeitas de favorecimento pessoal em obras particulares e em subsídios atribuídos à organização das Feiras Novas – festas concelhias.
As buscas estão a decorrer na autarquia, em empresas e na casa do autarca e estão a ser acompanhadas por duas magistradas.
De acordo com a informação avançada pela RTP, as buscas decorrem de dois processos. Uma investiga suspeitas de prevaricação e abuso de poder e está em causa o deferimento de obras particulares contra a lei e contra pareceres dos serviços. A outra investiga crimes de Participação Económica em Negócio e peculato e está relacionada com subsídios atribuídos à Associação Feiras Novas, concretamente ao programa Ponte Amiga.
Neste caso, a PJ investiga viagens e contratos públicos.
Os principais suspeitos são o atual presidente da Câmara, Vasco Ferraz – à data dos factos, vereador – e o ex-autarca Vítor Mendes.
O presidente da Câmara de Ponte de Lima disse à RTP não ter sido ouvido pelas procuradoras do Ministério Público que participaram nas buscas.
