PIB da Zona Euro revisto em baixa. Afinal, economia contraiu 0,1% no primeiro trimestre 

O produto interno bruto (PIB) da Zona Euro acabou por contrair entre janeiro e março deste ano, de acordo com os dados finais divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat. A estimativa rápida apontava para crescimento. Portugal foi a terceira economia que mais expandiu.  

A economia da Zona Euro contraiu no primeiro trimestre do ano. Apesar das estimativas iniciais apontarem para crescimento, o produto interno bruto (PIB) da região recuou 0,1% entre janeiro e março, de acordo com os dados finais divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat.

“No primeiro trimestre de 2023, o PIB ajustado à sazonalidade decresceu em 0,1% na Zona Euro e aumentou em 0,1% na União Europeia, em comparação com o trimestre anterior”, revela o relatório do gabinete de estatísticas europeu.

No quarto trimestre de 2022, o PIB da Zona Euro tinha recuado 0,1% na Zona Euro e 0,2% na UE. Significam os novos números que os países da moeda única acumulam, na comparação em cadeia, dois trimestres consecutivos de contração económica.

Já face ao mesmo período do ano anterior, o PIB ajustado à sazonalidade cresceu, no primeiro trimestre do ano, 1% tanto na Zona Euro como na União Europeia. Representa uma desaceleração em ambos os casos face ao crescimento de 1,8% e 1,7%, respetivamente, nos três meses anteriores.

Negócios

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Livros com RUM
NO AR Livros com RUM A seguir: Só Jazz às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv