Patrões disponíveis para retomar Concertação Social e discutir aumento do salário mínimo

Sindicatos querem discutir aumento do salário mínimo. 

As confederações patronais manifestaram-se esta terça-feira disponíveis para retomar a agenda de trabalhos da Concertação Social, nomeadamente a discussão do aumento do salário mínimo nacional para 2022.

As quatro confederações patronais tinham anunciado em outubro a suspensão na participação nas reuniões da Concertação Social.

Tal posição foi assumida pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) após a aprovação de alterações laborais, alegando que as mesmas não foram discutidas com os parceiros sociais.

Entretanto, as confederações aceitam agora retomar a agenda de trabalhos tendo em conta a audição com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mas também com a recente reunião com o primeiro-ministro, António Costa.

“A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), na sequência da audição com Sua Excelência o Presidente da República e da recente reunião com o Senhor Primeiro-Ministro, estão disponíveis para retomar, dentro do atual contexto político, a agenda de trabalhos da Comissão Permanente da Concertação Social (CPCS), designadamente a discussão sobre o aumento do salário mínimo para o próximo ano”, refere um comunicado sobre a posição conjunta das quatro confederações patronais citado pela agência Lusa.

No entanto, as confederações consideram “fundamental” que o Governo “apresente os fundamentos económicos que suportam a referida proposta”.

Em entrevista à RTP na segunda-feira, o primeiro-ministro António Costa anunciou que o Governo irá propor aos parceiros sociais um aumento do SMN dos atuais 665 euros para os 705 euros em 2022.

c/ Lusa

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
UMinho I&D
NO AR UMinho I&D A seguir: Livros com RUM às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv