PAN Famalicão propõe criação de zona protegida junto ao rio Pelhe

A ‘Micro Reserva Natural Pelhe’ visa proteger a fauna e flora das margens do rio.

A concelhia de Famalicão do PAN sugere a implementação de uma zona verde junto ao rio Pelhe. Trata-se de uma contraproposta em relação à intenção de a Câmara Municipal instalar naquela zona uma unidade de saúde familiar e um alojamento temporário para cidadãos sem-abrigo.

De acordo com a porta-voz Sandra Pimenta, o partido questionou o executivo sobre os projetos que a autarquia tem para o espaço supracitado, não tendo obtido resposta. Por isso, sugeriu a criação de uma zona verde designada ‘Micro Reserva Natural Pelhe’, onde se promoveriam “áreas protegidas para espécies autóctones ou migratórias, aliado a um centro de observação de fauna e flora”.

Sandra Pimenta alega a existência de outros locais mais adequados para a implementação dos projetos de natureza urbanística: “Porquê sobrecarregar com urbanização as margens de um rio? Temos inúmeros imóveis devolutos que poderiam, através de outras estratégias, ser reabilitados [para o efeito]”.

A porta-voz do PAN deixa ainda críticas ao executivo no que diz respeito à preservação do património ambiental do concelho. “Considerando as decisões dos últimos anos de potenciar construções que atrofiam ainda mais o centro urbano, não temos dúvidas da importância de proteger os escassos espaços verdes que ainda restam no concelho”, refere.

*Escrito por Nuno Diogo Pereira

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv