Orquestra Filarmónica de Braga comemora 10 anos com novo disco

Para assinalar os dez anos da Orquestra Filarmónica de Braga, o coletivo lançou em janeiro o novo albúm ‘Clássicos ao Domingo’. O disco, composto por 13 faixas, traz uma coletânea das obras que a orquestra apresentou durante os dois anos de realização do projeto que inspira o novo trabalho.

À RUM, o maestro Filipe Cunha afirma que o novo disco é fruto da seleção das melhores gravações executadas durante os concertos realizados no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho. “Selecionamos as melhores apresentações para reunir tudo em um único álbum. Decidimos que era bonito dar o mesmo nome de ‘Clássicos ao Domingo’ para perpetuar um pouco da história deste projeto”, frisa.

Lançado em 2019, o primeiro albúm do coletivo, ‘Coração Cinéfilo’, contemplava bandas sonoras de filmes conhecidos do grande público. “Este disco foi um acaso”, começa por revelar aos microfones da RUM. “O técnico de som do Theatro Circo gravou o concerto que tínhamos realizado, disse-nos que tinha ficado muito bom e ‘brincou’ que dava um disco”, recorda.

Neste novo projeto, o maestro destaca que a orquestra “regressa às suas origens” e apresenta músicas clássicas que fazem parte das suas apresentações regulares. “É uma oportunidade para apresentar outro tipo coletânea ao público e, de facto, é uma felicidade termos estas gravações tão bonitas do nosso repertório habitual e que permitiram criar este disco”, sublinha.

Durante aproximadamente uma hora, as 13 faixas apresentam clássicos de nomes como, Mozart, Sibelius, Bizet e Albéniz, entre outros menos conhecidos, como Léopold Kozeluch, John Rutter ou Keith Goodman, com a interpretação da filarmónica comandada pelo maestro Filipe Cunha. O disco conta também com a obra do compositor português Carlos Seixas, com a ‘Sinfonia em Si-bemol’.

Os ´Clássicos ao Domingo` estão de regresso a 24 de março, uma oportunidade para adquirir o novo albúm disponível por 10 euros. Divida em duas temporadas, de março a junho e de setembro a dezembro, a Orquestra Filarmónica de Braga realizará apresentações, uma vez mais, no Salão Medieval da reitoria da Universidade do Minho, no segundo domingo de cada mês (dependendo da disponibilidade), sempre às 12h00. 

*escrito por Marcelo Hermsdorf

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv