Orçamento do Estado para 2023 aprovado em votação final global 

O Orçamento do Estado para 2023 foi aprovado esta sexta-feira pela maioria absoluta do PS, na Assembleia da República. Após quatro dias de apreciação de um número recorde de propostas na especialidade, o documento foi aprovado na votação final global. O processo orçamental começou a 10 de outubro, com a entrega da proposta do Governo.


O documento foi aprovado na generalidade com votos a favor apenas do PS, a abstenção do Livre e PAN. Os restantes partidos votaram contra.

Este ano, foi batido o recorde do número de propostas de alteração apresentadas e, desde segunda-feira, foram votadas mais de 1.800. A maioria das medidas propostas pela oposição foram chumbadas pelo PS.

Ao todo, o Parlamento aprovou 71 propostas de alteração do orçamento. O Livre e o PAN foram os partidos com mais iniciativas a receber luz verde dos deputados.

Uma delas, apresentada por Rui Tavares, prevê a criação até setembro de 2023 de passes nacionais ferroviários no valor de 49 euros. O Livre conseguiu também ver aprovada uma proposta que aumenta dos atuais 12.500 euros para 13.500 euros o limite anual de rendimentos dos trabalhadores independentes isentos de IVA.

O PAN viu aprovado, entre outras, a proposta de um projeto-piloto com autarquias locais e organizações não governamentais para a distribuição gratuita de bens de higiene pessoal feminina.

Já o Chega terminou a maratona de votações sem qualquer proposta aprovada.

Lusa

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Galiza Mais Perto
NO AR Galiza Mais Perto A seguir: Volta ao Mundo em 180 Discos às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv