Nova ETAR do Este terá efeito sobre “maus odores da ETAR de Frossos”

A nova ETAR do Este, em Braga, terá “efeitos sobre os maus odores da ETAR de Frossos”, explicou hoje à RUM o presidente do conselho de administração da Agere, Rui Morais.
Na sequência da publicação de hoje do concurso público internacional para a construção da nova estação de tratamento de águas, no valor de 30 milhões de euros, o responsável da Agere assinala que a ETAR do Este vai contribuir para a “redução do caudal de água em Frossos” e, desse modo, acabar com os maus odores provenientes da ETAR de Frossos e que têm assolado ainda mais a cidade no último mês.
Reforçando que a nova ETAR do Este estará em funcionamento em dezembro de 2023, Rui Morais diz que o equipamento vai “resolver um problema ambiental que sempre existiu” em Braga, contando, para isso, com infraestruturas que são “o último grito em termos das melhores práticas a nível europeu”.
O responsável revela ainda que a estação de tratamento de águas vai incluir “um género de um centro interpretativo” que vai permitir aos visitantes “perceberem o ciclo urbano da água, não só na questão da redução do consumo mas também sobre o que não se deve colocar nas águas residuais”.
Depois da publicação do o concurso público internacional para a construção do equipamento, segue-se a apreciação dos candidatos, a escolha do vencedor, e o envio da proposta para o Tribunal de Contas.
