Nova Biblioteca Comunitária em Braga quer aproximar gerações através da leitura

Um “ponto de encontro de gerações”: é esse o objetivo da nova Biblioteca Comunitária da Academia Sénior, inaugurada esta terça-feira. O espaço resulta da doação de cerca de 20 mil livros pelo antigo livreiro Fernando Mendes e pretende afirmar-se como um lugar de partilha de conhecimento, amizade e inspiração aberto a toda a comunidade.
Instalada no Largo de São João do Souto, na nova sede da Academia Sénior, a biblioteca nasce no seio de um projeto dedicado ao envelhecimento ativo, mas será alargada à população em geral. O plano é que, a curto prazo, qualquer cidadão possa requisitar gratuitamente livros por períodos de 15 dias.
Na inauguração, a vice-presidente da câmara de Braga, Sameiro Araújo, sublinhou o caráter intergeracional do espaço e deixou palavras de reconhecimento ao doador. “O senhor Fernando não nos ofereceu apenas livros, ofereceu-nos uma parte da sua história, da sua vida e das suas memórias. Que esta biblioteca seja, a partir de hoje, uma casa aberta a todos, um ponto de encontro de gerações, um lugar onde as palavras e as ideias possam florescer.”
A autarca destacou ainda o empenho de todos os que contribuíram para a instalação da biblioteca e reforçou que este será um local de “novas experiências, amizade e partilha de conhecimento”.
Por sua vez, Fernando Mendes recordou como começou a reunir o acervo há mais de uma década, depois de um desafio lançado pelo antigo presidente da Junta de São Lázaro, João Pires. “Comecei com poucos livros, fui pedindo a pessoas amigas e, no fim de 11 anos, tenho cerca de 20 mil livros, precisamente para a biblioteca. Quero que ela esteja ao serviço não só da academia, mas também de qualquer pessoa do público em geral.”
O antigo livreiro adiantou que a catalogação ainda está em curso, mas prevê que “num mês ou mês e pouco” já seja possível requisitar parte da coleção, à semelhança do que acontece noutras bibliotecas de Braga.
