No dia Mundial da Rádio há discos pedidos e reflexão sobre IA

Sexta-feira, 13 de fevereiro, Dia Mundial da Rádio. A RUM cumpre a tradição e abre o microfone ao auditório com “discos pedidos”.
Em 2026, a UNESCO escolheu para tema de reflexão “A Rádio e Inteligência Artificial”.
Ao longo do dia e além dos “discos pedidos” ouvimos o que pensam os estudantes da UMinho da Inteligência Artificial. Conversamos com o presidente da APR (Associação Portuguesa de Radiodifusão), Luís Mendonça sobre a importância da rádio, as circunstâncias difíceis em que muitas rádios locais se encontram depois de terem sido afetadas pelo mau tempo e o caminho que deve ser seguido para não deixar perder projetos tão relevantes no interior do país.
E pela nossa natureza não esquecemos a investigação e a ciência. Esta semana, o programa da RUM UMinho I&D conta com Dalila Durães, investigadora da Universidade do Minho e vice-presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, ela que explica que a IA está hoje em todo o lado, mas sublinha a visão humanista que deve guiar esta evolução

Como está a IA a mudar a forma como fazemos e ouvimos rádio? E que impacto tem na nossa sociedade? Para responder a estas perguntas, falámos com André Costa — Professor Universitário, Formador e Consultor especializado em IA e Tecnologia.”
Que impacto pode ter a IA no mundo do trabalho? Que ferramentas podem os empresários usar para agilizar os processos e com que salvaguardas legais podem os trabalhadores contar num ambiente dividido entre as máquinas e os humanos? O José Brás fala com o advogado Nuno Vieira da Silva sobre estas e outras questões legais no episódio desta semana do Negócios à Lupa.
A RUM desafia os ouvintes a prestar atenção e descortinar se o que ouvem foi feito/criado por inteligência artificial ou não.
O Dia Mundial da Rádio tem como objetivo demonstrar a importância da rádio enquanto meio de divulgação de informação a baixo custo. É, também, um meio de comunicação que consegue alcançar populações mais remotas e marginalizadas, garantindo o acesso à informação e ao ensino.
