ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

 Podium Events. Português Rafael Reis (Anicolor-Tien21) é o primeiro camisola amarela da 86.ª Volta a Portugal
Elsa Moura

Desporto 06.08.2025 21H00

Volta a Portugal em Bicicleta percorre vários pontos de Braga esta 5ª feira

Escrito por Elsa Moura
Esta será a edição com mais pontos de passagem dos ciclistas na cidade dos arcebispos. O arranque acontece em Viana do Castelo e os ciclistas vão percorrer um total de 162, 3Km até cortarem a meta, no Sameiro.
Declarações da vereadora do desporto, Sameiro Araújo, a propósito da volta em Braga

false / 0:00

O Sameiro, em Braga, é o local da meta da 1ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, mas até lá chegar, os ciclistas vão pedalar mais de 160km, incluindo diversas artérias da cidade de Braga, com uma primeira subida ao Sameiro, pela Estrada do Bom Jesus, descendo depois à cidade e passando pela Avenida da Liberdade e a Avenida João XXI até à derradeira subida.


Trata-se de uma etapa desafiante e certamente exigente para os profissionais em prova e esta é a primeira vez na história da Volta a Portugal que o Sameiro servirá como meta. Até aqui e apesar de uma subida "obrigatória" ao Bom Jesus, as provas anteriores nunca terminaram naquele ponto icónico de Braga, um dos fatores diferenciadores desta edição.


Entre 2014 e 2023, Braga foi palco da volta a Portugal oito vezes. Em 2014, com Sameiro Araújo como vereadora do Desporto no Município de Braga, foi possível fazer regressar a Volta a Portugal em Bicicleta, algo que não acontecia há mais de três décadas. Desde então, ano sim, ano não, à exceção do período da pandemia e depois, das obras na Avenida da Liberdade [em agosto de 2024] que a cidade de Braga foi ponto de chegada ou de partida. Agora, o regresso da prova, em 2025, apresenta o maior circuito alguma vez percorrido no concelho de Braga e uma chegada inédita ao santuário do Sameiro.


Em declarações à RUM, Sameiro Araújo, vereadora do Desporto, recorda que em 2014 foi o município que desafiou a organização a envolver Braga. Este ano, foi a organização que sugeriu a chegada no Sameiro. "A volta entra em Braga, na zona da rotunda da Confeiteira, segue pelo Meliã e sobe o Bom Jesus, vai ao Sameiro, volta cá baixo, sobe a Avenida da Liberdade, corta para a Avenida João XXI e segue de novo até ao Sameiro", detalha.

Um circuito "mais impactante para a cidade e para os adeptos" da modalidade permitindo vários locais de acompanhamento presencial.


A responsável acredita que o prémio de montanha "é outro grande aliciante"e antecipa uma prova "nada fácil". A chegada, segundo estimativas da organização, está prevista entre as 17h25 e as 17h30, mas Sameiro Araújo admite que face ao calor que se faz sentir será também "mais difícil conseguir fazer essas médias".


Constrangimentos rodoviários não serão significativos, antecipa vereadora do Desporto

A logística em Braga fica ao cargo do município e envolve ainda Polícia Municipal, PSP e GNR. Os constrangimentos rodoviários não são significativos, garante a responsável. "São organizações enormes, necessitam de gradeamento e cortes de estrada, se bem que com a chegada no Sameiro, em termos de cortes de estrada facilita bastante o trânsito na cidade, não haverá grandes cortes", explica, uma vez que está estipulado que logo após a passagem "o trânsito retoma" e depois, "só quando estiverem a aproximar-se é que voltam a cortar o trânsito", acrescenta.

Assinalando que o ciclismo "é uma modalidade muito querida os portugueses em geral e dos bracarenses em particular, assim como muitos emigrantes", a vereadora do Desporto antecipa uma afluência significativa à cidade e ao Sameiro.


Artem Nych (Anicolor/ Tien 21), o vencedor da edição do ano passado, é um dos corredores de 15 equipas, nove portuguesas e seis estrangeiras, com nove etapas em linha e um contrarrelógio individual. A edição deste ano apresenta um total de 1581 quilómetros, com 27 Metas Volantes e 28 contagens do Prémio da Montanha.

O ciclista português Rafael Reis (Anicolor-Tien21) é o primeiro camisola amarela da 86.ª Volta a Portugal, após conquistar pela quinta vez consecutiva o prólogo que abre a prova ‘rainha’ do calendário nacional, esta quarta-feira.


Esta quinta-feira, a 1ª Etapa da Volta a Portugal em Bicicleta tem um percurso de 162,5KM e tem início na Alameda 5 de outubro, em Viana do Castelo e fim no Sameiro, em Braga.


A volta tem transmissão em direto na RTP1.



Deixa-nos uma mensagem