Desporto 15.09.2024 23H08
Vitória SC aproveita descontrolo do SC Braga e triunfa na pedreira sete anos depois
O confronto a contar para a 5ª jornada terminou com os conquistadores a vencer por 0-2 no Municipal de Braga.
Dia 22 de janeiro de 2017 era a data da última vez que o Vitória SC tinha vencido o SC Braga no Estádio Municipal de Braga. Sete anos depois, os conquistadores repetiram o feito e triunfaram contra os arsenalistas por 0-2, num confronto válido para a jornada 5 da I Liga. A derrota na pedreira também foi a primeira da época 2024/25 para o SCB e leva a formação vimaranense para o segundo lugar no campeonato.
Nos onze iniciais, o regresso de Sikou Niakaté foi a surpresa do lado do SC Braga, além de Rodrigo Zalazar, em dúvida antes do confronto, que também estava entre os titulares, nos lugares de Roger Fernandes e Paulo Oliveira. Pelo Vitória SC, o confronto marcou o primeiro jogo depois da transferência de Ricardo Mangas para o Spartak Moscovo, que foi substituído por João Mendes.
Nas bancadas a assistir à partida estiveram 21.215 adeptos.
Num ambiente frenético com o apoio total dos arsenalistas, o SCB levou um susto logo no arranque da partida. Nelson Oliveira recebeu a bola na ponta da grande área e rematou à baliza com o poste a salvar Matheus Magalhães. Os primeiros minutos do dérbi ficavam marcados pela tensão, com muito trabalho para Luís Godinho, árbitro principal deste confronto. No minuto 12, duas oportunidades para o SCB, passe de Ricardo Horta, Gabri Martinez cruzou com desvio, que o guarda-redes dos conquistadores, Bruno Varela, salvou e mandou para canto. Na cobrança, Amine El Ouzzani cabeceou para fora.
Sete minutos depois, foi a vez do Vitória SC. João Mendes controlou a bola e rematou ao lado da baliza adversária. A metade da primeira parte ficou marcada por muito estudo das duas equipas e poucas oportunidades de golo. Aos 28 minutos, André Horta tentou um remate, mas sem dificuldades para Bruno Varela.
Apesar de rondar mais a área adversária, o SC Braga não conseguiu encontrar a baliza adversária. A primeira parte foi de muitos protestos, no relvado e nas bancadas, com disputas mais ríspidas e diversas faltas, nove do Sporting Braga e sete do Vitória SC, o que resultou em dois cartões amarelos, um deles para Nuno Santos, da formação vimaranense, e outro para Rodrigo Zalazar, do lado arsenalista.
Segunda parte com domínio do Vitória SC e nervosismo do SC Braga
A segunda parte começou com Tomás Ribeiro, a estrear-se na época, no lugar de Mikel Villanueva, que deixou o relvado com dores nos ombros. As equipas vieram para a segunda metade da partida mais ofensivas. João Mendes para os conquistadores arriscou nas mãos de Matheus Magalhães. No contra-ataque, Gabir Martinez rematou, mesmo fora de jogo. Seguiu-se o golo do Vitória SC, aos 52. Nélson Oliveira, pelo lado direito, cruzou e Nuno Santos teve o trabalho de tirar o guardião bracarense para inaugurar o marcador.
Após marcar, a formação vimaranense permanecia mais incisiva. Menos de cinco minutos depois, confusão de Bright Arrey-Mbi, que cabeceou Nélson Oliveira e foi para o balneário mais cedo, deixando o SCB em desvantagem no relvado. Mais combativos, os vitorianos aproveitaram o homem a mais e marcaram mais um golo, seis minutos depois de inaugurarem o marcador. Pontapé de canto de Tiago Silva, Tomás Ribeiro com um fulminante cabeceamento sem hipótese para o guarda-redes bracarense. A equipa do SCB parecia perdida no relvado, para o desalento de mais de 20 mil adeptos que estiveram no Estádio Municipal de Braga.
Ao minuto 67, o jogador Bruno Gaspar terá sido atingido por um adereço atirado pelos adeptos do Braga, o que provocou uma longa paragem no jogo. Com as trocas realizadas por Carlos Carvalhal, o SC Braga acabou por conseguir ter mais posse da bola. Insistiram, mas nada aconteceu nos minutos seguintes.
Fim de jogo e uma vitória marcante para os vitorianos em casa do eterno rival.
Na próxima jornada, o SC Braga viaja até à Madeira para enfrentar o Nacional, na sexta-feira pelas 20h15. Enquanto o Vitória SC recebe no sábado o FCP, às 18h00. Com este triunfo, a formação vimaranense iguala precisamente os dragões, com 12 pontos, e o SBraga fica na sétima posição, com oito.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Elsa Moura